8.12.11

Viver Bem: Caminhada X Corrida


Tanto a corrida como a caminhada são atividades simples e prazerosas que proporcionam melhora no condicionamento cardiorrespiratório, favorecem a perda de gordura e fortalecem a musculatura dos membros inferiores, mas como saber qual a melhor indicada em relação aos riscos e contra-indicações?
A caminhada pode ser praticada com os determinados objetivos como: promoção de benefícios à saúde, condicionamento físico e lazer, sensação de bem estar, melhoria da auto-estima, podendo ser praticada por diversas faixas etárias e em meio ambiente diverso e variado, sendo uma atividade aeróbica, que deve ser praticada de 3 á 5 vezes por semana regularmente, com uma duração de 30 minutos ou mais, dependendo da condição e forma física inicial.
A caminhada é considerada um esforço físico seguro pelos seus reduzidos riscos de lesões cardiovasculares e ortopédicas. Para um desenvolvimento saudável da pratica não se deve caminhar muito, e sim caminhar sempre.
A corrida nos proporciona, assim como a caminhada, vários benefícios como: Condicionamento físico, fortalecimento muscular dos membros inferiores, emagrecimento, sensação de bem estar, eleva a auto-estima, auxilia na prevenção de doenças como osteoporose e doenças cardíacas.
Os treinamentos devem ser iniciados respeitando os limites do organismo, sendo mesclado caminha e corrida alternando o tempo de atividade até que seja capaz de correr determinada distância ou tempo. Sendo este treinamento orientado por um profissional capacitado.
Porém existem alguns detalhes que merecem uma atenção maior como: efetuar um check-up antes de iniciar qualquer atividade, o calçado deve ser confortável e adequado a pratica, hidratar sempre e respeitar os limites do organismo.
 Veja o que acontece com o organismo com a prática freqüente da caminhada ou da corrida:

CÉREBRO
Após 20 ou 30 minutos de exercício, começa a liberar endorfina, neuro-transmissor com potente ação analgésica e capaz de estimular também a sensação de bem-estar

PULMÃO
Sua função é maximizada, especialmente na porção superior, para aumentar a ventilação

CORAÇÃO
Com o esforço, passa a bater acelerado para transportar quantidade extra de oxigênio. A atividade física deixa o órgão mais resistente e eficiente - ele adquire capacidade para bombear mais sangue. Resultado: há melhora em seu condicionamento cardiovascular

CIRCULAÇÃO
O sangue circula mais rapidamente pelo corpo, aumentando a entrada de oxigênio nos tecidos, o que otimiza a função dos órgãos

MÚSCULOS
As artérias da musculatura trabalhada se dilatam para receber mais oxigênio. Com o aumento da intensidade do treino, ocorre queima de gordura dos tecidos musculares, tornando-os mais 'enxutos'

PERGUNTAS FREQÜENTES

SE O FOCO FOR MANTER A SAÚDE DE FORMA GERAL, A CAMINHADA É EFETIVA?
Sim. "Desde que o exercício atinja objetivos como, por exemplo, freqüência cardíaca alvo e se tenha um balanço calórico entre o que se ingere e o que se gasta", avalia Felipe Machado, especialista em medicina esportiva.

SE MEU OBJETIVO É EMAGRECER, SÓ CAMINHAR ADIANTA?
Não. "Se você estiver sedentário, qualquer atividade que venha a fazer ativará o metabolismo. Mas, é claro, deve-se incorporar novos hábitos alimentares", explica Flávia Ungaretti, da MPR. "É importante buscar acompanhamento nutricional", reforça Felipe Machado.

O CAMINHO NATURAL É COMEÇAR A CAMINHAR E DEPOIS CORRER?
"Sim. A pessoa se condiciona progressivamente até estar apta a correr. Por isso é importante realizar reavaliações periódicas para que seja determinada a carga ideal de trabalho, seja ela de caminhada ou de corrida", responde o fisioterapeuta do IAFE. Para Marcelo Vasconcellos, da Six Assessoria Esportiva, depende da vida que o indivíduo leva. "Cada um responde de uma forma. Para muitos essa passagem é rápida. É preciso respeitar o tempo e o corpo de cada um", diz.

QUE CUIDADOS DEVO TER SE QUISER PARTIR LOGO PARA A CORRIDA?
É importante ter uma boa orientação profissional. Não se chega a lugar algum se não há um objetivo nem se sabe como alcançá-lo.


Sendo assim, é só escolher a melhor atividade e iniciar a pratica....bom treino!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário