5.12.11

Curiosidades: Os 10 programas mais antigos ainda em exibição na Tv brasileira



1- Mosaico na TV (1961)

O programa destinado à comunidade judaica da cidade de São Paulo está no ar desde julho de 1961 e é o mais antigo da TV brasileira. Há 47 anos ele é exibido ininterruptamente sob a coordenação do fundador e produtor Francisco Gotthilf, de 85 anos. O Mosaico foi exibido primeiramente na TV Excelsior, depois pela TV Cultura, TV Tupi, TV Gazeta e atualmente é transmitido pelo Canal 21. Foi o primeiro programa dirigido a uma coletividade étnico-religiosa específica do Brasil.

2 – Santa Missa em seu Lar (1963)

A “Santa Missa em seu Lar” começou a ser exibida em fevereiro de 1963 pela TV Excelsior. Desde 1968 o programa é transmitido pela Rede Globo nas manhãs de domingo e também no dia de Natal e de Ano-Novo (ambas, diretamente do Vaticano, sendo que a Missa do Natal, é ao vivo). É o programa mais antigo da Rede Globo.

3 – Programa Silvio Santos (1963)


O “Programa Silvio Santos” é um programa-espetáculo de variedades, configurado principalmente como uma sequência de quadros de programas de auditório, e já foi exibido por diversas emissoras de televisão (Paulista, Globo, Record, Tupi e SBT). Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos das 19h45 às 00h00, onde é apresentado até hoje.

4 – Jornal Nacional (1969)


 O “Jornal Nacional” (ou JN) é um telejornal noturno brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo. Foi o primeiro programa transmitido em rede nacional e estreou em 1º de setembro de 1969 sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira. Atualmente é apresentado por Fátima Bernardes (em breve Patricia Poeta) e William Bonner.

5 – Jornal Hoje (1971)

O “Jornal Hoje” é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar todas as tardes, de segunda a sábado. Estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Léo Batista e Luiz Jatobá. Atualmente é apresentado por Evaristo Costa e Sandra Annenberg.


 6 – Globo Repórter (1973)

“Globo Repórter” é um programa jornalístico semanal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas noites de sexta-feira a partir das 22h25. Estreou em 3 de abril de 1973, em substituição ao extinto Globo Shell Especial, e até chegar ao que é hoje passou por várias transformações. O programa como conhecemos hoje nasceu da ideia de criar um jornalístico semelhante ao 60 Minutes, da CBS News.


 7 – Fantástico (1973)

O “Fantástico” é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Rede Globo. Estreou no dia 5 de agosto de 1973. Criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a participação do Armando Nogueira, Borjalo, Augusto César Vannucci, Manoel Carlos e Ronaldo Boscoli, tendo formato de revista eletrônica.

8 – Bom Dia São Paulo (1977)


 O Bom Dia São Paulo é um telejornal brasileiro local transmitido pela TV Globo para o estado de São Paulo. Foi o primeiro telejornal matutino do país e estreou no dia 18 de abril de 1977. Atualmente é apresentado por Carla Vilhena e traz as primeiras notícias do estado nas manhãs, com informações sobre os fatos mais importantes do dia, entrevistas, acontecimentos, previsão do tempo, situação do trânsito em sua capital e nas principais rodovias e resultados da última rodada esportiva, entre outras informações.

9 – Telecurso 2º Grau (1978)

O programa estreou em janeiro de 1978 como instrumento para levar educação ao maior número possível de lares brasileiros. O Telecurso é um sistema educacional de educação a distância exibido pela Rede Globo. O programa, que hoje se chama Telecurso 2000, consiste em tele-aulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º Grau) e do ensino médio (2º grau) que podem ser assistidas em casa ou em tele-salas. O programa também é disponibilizado para as TVs educativas, como TV Cultura e o Canal Futura.

10 – Globo Esporte (1978)

Globo Esporte é um telejornal esportivo exibido pela Rede Globo desde 14 de agosto de 1978, às 12h50, de segunda-feira a sábado. Atualmente tem nove edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela TV Globo Rio de Janeiro para todo Brasil (menos SP, RJ, MG, RS, PE, BA, PR, CE e SC). Nessa edição o primeiro bloco é reservado para as notícias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário